Muita gente se pergunta se existe uma relação direta entre qualificação e empreendedorismo e a verdade é que vai muito além disso! A qualificação, pode se dizer, propicia o empreendedorismo!
Trazendo novos conteúdos e ideias, o processo de aprendizagem é um dos principais responsáveis pela criação de oportunidades, daí a importância de um profissional nunca estagnar ou deixar de buscar pela absorção de novos conhecimentos no seu dia a dia!
Quer entender mais sobre essa importância e relação e ainda conferir em detalhes algumas das principais habilidades que são esperadas nos profissionais que atuam hoje em dia no mercado? Continue lendo e confira!
Qualificação e Empreendedorismo: Qual a relação?
Que o conhecimento abre portas, nunca alguém duvidou. O que muitos não sabem é que a relação entre qualificação e empreendedorismo é justamente essa. Quanto mais você absorve de conhecimento, maiores as chances de ter insights que possibilitem ótimas criações e soluções na sua área!
A cada novo curso, nova matéria aprendida e nova visão profissional conhecida, a pessoa tem a oportunidade de ver uma porta única aberta diante de si! Isso significa dizer, em resumo, que quanto mais qualificado, maiores as chances do sucesso no ramo empreendedor!
Afinal, o empreendedor precisa de um pouco de tudo para tocar seu negócio adiante. Precisa conhecer todas as áreas de uma empresa, mesmo que superficialmente, já que esse conjunto movimenta e faz o todo girar!
Qualificação e empreendedorismo consistem na pedida certa para quem quer ver o crescimento profissional e empresarial acontecer. Só não investe nesse conjunto quem não quer, ou ainda não descobriu sua importância.
5 habilidades que todo bom profissional deve ter
Agora que você já sabe sobre a relação existente entre qualificação e empreendedorismo, vale a pena destacar as principais habilidades requeridas nos profissionais de diferentes áreas. Acompanhe cada uma delas e veja o quanto você está pronto para o mercado atual:
1. Capacidades para liderar uma equipe
Independente do cargo, função ou setor, é indispensável que o profissional sempre tenha a capacidade para liderar uma equipe, pois fará uso disso quando necessário. A falta desta habilidade dificultará o crescimento do profissional no contexto interno, o que não é legal!
2. Características de empreendedor
O empreendedor, mesmo quando ligado a uma empresa e não dono de seu próprio negócio, é a pessoa que transforma um problema em oportunidade, faz de uma dificuldade uma força interna e com isso gera verdadeiros e excelentes resultados. Ele cria e faz de algo comum um grande diferencial que acaba por destacá-lo em meio aos demais.
3. Competitividade para se sobressair no mercado
Um bom profissional precisa ser ainda competitivo para obter bons resultados, porém sempre pautando a sua competitividade na ética e no respeito, é claro. Deve batalhar sim para ser o melhor e para ser reconhecido por isso, deve se empenhar e querer o primeiro lugar. Para as empresas, esses são os profissionais mais valiosos de todos!
4. Empatia, persuasão e bom relacionamento
Seja para se relacionar internamente com os demais funcionários e colaboradores ou para lidar diretamente com os clientes da empresa, ter empatia, persuasão e a habilidade de nutrir um bom relacionamento também é verdadeiramente importante. Esse tipo de profissional torna-se querido e é a primeira opção quando há uma promoção desde que tenha a qualificação necessária também.
5. Flexibilidade para trabalhar em diferentes circunstâncias
Por fim, o profissional que já entendeu e investiu na relação qualificação e empreendedorismo sabe que é indispensável ter flexibilidade em seu trabalho, em suas decisões e criações também. Essa e uma habilidade que viabiliza a contratação deste profissional, por exemplo, em momentos críticos para o mercado.
Mito ou verdade: Ou se nasce empreendedor ou nunca se aprende a empreender!
Para fechar o assunto com chave de ouro, vale citar ainda uma frase que é muito ouvida e que leva profissionais a crenças equivocadas influenciando de modo negativo nessa relação qualificação e empreendedorismo.
“Ou se nasce empreender ou nunca se aprende a empreender!”, mito ou verdade? Grave isso: Evidentemente esse é só mais um grande mito!
Apesar de algumas pessoas nascerem realmente com um incrível potencial empreendedor, para aqueles que não possuem esse feeling é possível trabalhar no desenvolvimento dessa capacidade assim como ao longo da vida aprendemos português e matemática!
O primeiro passo é enxergar que é possível ter ideias criativas quando não se está sobre pressão. Portanto, relaxe um pouco e saia do foco para que a criatividade possa aflorar em você.
Unir qualificação e empreendedorismo – ou seja, os conhecimentos e experiências que você já tem com soluções e oportunidades que podem melhorar determinado processo – é algo que acontece mais naturalmente do que você poderia imaginar, não fique se cobrando!
Agora, se você gostou do conteúdo e pode finalmente saber qual é a relação existente entre qualificação e empreendedorismo, aproveite para deixar o seu comentário e dizer como você tem vivido essa junção no seu dia a dia profissional e inspire outras vidas!
Confira aqui mais artigos como esse