Empréstimo para pequenos negócios – Como funciona?

Curta e compartilhe:

Muita gente tem o sonho de abrir o próprio negócio, ser seu chefe, ter horários flexíveis e ver rendimentos maiores no final do mês. Mas para que isso possa ser atingido muitas pessoas, precisam realizar um empréstimo para pequenos negócios.

A maior dificuldade dos empreendedores hoje em dia com certeza é a falta de recursos financeiros para conseguir tirar do papel o projeto ou o plano de negócios.

Assim a maioria dos casos recorre para uma forma de empréstimo para pequenos negócios.

Hoje o mercado tem diversas modalidades, e se você quer saber mais sobre esse assunto, continue lendo para ter todas essas informações na palma da mão.

Empréstimo para pequenos negócios

Como funciona um Empréstimo para pequenos negócios

Essa pode ser uma opção arriscada, e por isso deve ser pensada com muita calma, sendo necessária muita inteligência, dedicação e comprometimento para fazer funcionar.

Para que o empréstimo seja considerado uma boa opção para o novo negócio, é preciso que o valor da prestação represente no máximo 25% de lucro líquido almejado, e por isso fique atento ao percentual ganho nos primeiros 6 a 8 meses.

Para poder expandir todos os negócios, as micro e pequenas empresas podem acessar as linhas de crédito específicas para diversos segmentos ou para a finalidade de alcançar novos recursos.

No então, antes de ir à instituição pedir o financiamento, alguns cuidados são necessários, como por exemplo ver a necessidade real de um empréstimo, pesquisa a linha e o melhor banco para atender o projeto.

Identifique a necessidade de crédito

É muito importante ter em mente o valor claro do financiamento desejado e também a finalidade do recurso pretendido (como a compra de equipamentos, maquinários, matéria prima, aumento da estrutura física e por aí vai.)

Busque informações para escolher a instituição financeira

Buscar informações sobre todas as linhas de financiamento que melhor se enquadram dentro das suas necessidades é muito importante, já que assim você descobre quais são as instituições que operam com essas linhas.

Não se esqueça de verificar as condições como prazos, limites, custos que podem variar de um banco para outro.

Analise as restrições

É muito importante que você tenha todos os fatores de restrição em sua mente, como situações legais, garantias, capital próprio e por aí vai, para conseguir se adequar as exigências que as instituições financeiras fazem.

Elabore seu plano de negócios

Você precisa mostrar para o banco que o seu projeto é financeiramente viável para a instituição e para o mercado, sendo que a melhor forma de fazer isso é por meio de um plano de negócios.

Não se esqueça que algumas instituições solicitam que haja um estudo de viabilidade do projeto realizado por ela própria.

Efetuar de fato o pedido

Você deverá então ir até a instituição financeira que escolheu, que trate de empréstimo para pequenos negócios, apresentando ao gerando de pessoas jurídicas toda a documentação necessária para que o empréstimo seja viável, assim como as garantias solicitadas e o plano de negócios que mostrará a viabilidade do seu projeto.

Após concluir todo esse procedimento, essa instituição irá analisar o seu projeto com calma, dando um retorno a você e então liberando ou restringindo o financiamento de crédito que você desejava.

Empréstimo para pequenos negócios

Dicas para seu empréstimo

  • Priorize sempre os recursos próprios para o seu capital de giro, deixando o financiamento para maquinários e equipamentos;
  • Tenha um bom histórico de relacionamento com a instituição financeira;
  • O banco não quer risco, por isso elabore com cuidado o estudo da análise do seu mercado, produto e outros que irão mostrar a viabilidade do projeto.

Essas informações de empréstimo para pequenos negócios irão te ajudar a conseguir um capital para seu novo negócio. Se você deseja ganhar uma renda extra aos finais de semana, fique atento a outros conteúdos do nosso site.

Confira aqui mais artigos

Curta e compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *