Empreendedorismo em meio à crise – Dicas para superar

Curta e compartilhe:

Pode não parecer, mas as crises são fontes de oportunidade para quem deseja empreender. É claro que pode parecer difícil e você pode achar impossível, mas o empreendedorismo em meio à crise pode sim sustentar-se durante essas fases.

Como desde 2015 o nosso país vem passando por uma crise econômica em vários setores do mercado, o cenário deixa muita gente preocupada, fazendo com que negócios sejam esquecidos.

Mas nesse mesmo ano a inovação não parou, e a taxa do empreendedorismo em meio à crise brasileira foi de 40%, a maior taxa nos últimos 14 anos, mostrando que o tempo ruim favorece quem quer.

empreendedorismo em meio à crise

Empreendedorismo por necessidade é a maior aposta do Brasil

A crise fez crescer o chamado empreendedorismo por necessidade, que está em queda nos anos de tempo de crescimento da economia, assim desde 2014, muita gente abriu uma nova empresa por falta de trabalho, já que as oportunidades não eram boas, isso fez crescer o empreendedorismo em meio à crise.

Agora é hora de pegar os planos que estão na gaveta guardados e coloca-los em prática, sem pensar na hora correta e ficar com medo de assumir os riscos.

A maior parte das novas empresas do mercado são microempreendedores individuais ou MEIs, uma pessoa que trabalha por conta própria e se formalizou como um pequeno empresário.

A representatividade dos MEIs dentro do mercado cresceu ao lado do desemprego, já que somente no ano de 2015 essa parcela cresceu de 42% para 79,2%.

O MEI é uma boa alternativa, já que o profissional autônomo irá continuar a contribuir com o INSS e terá acesso a linhas de crédito para empresas, que geral tem taxas de juros que são mais baixas do que as para o crédito pessoal.

Dicas para vencer com empreendedorismo em meio à crise

  1. Esteja preparado

Você pode ter muita sorte dentro desse mercado, mas quase nunca é isso que acontece, e por isso você precisará manter todas as suas operações de forma inclinada até que possa desenvolver de forma suficiente um serviço ou produto para poder divulgar a ideia.

Teste e crie o seu projeto o máximo de vezes que puder antes de ir procurar por investidores ou lançá-lo no mercado. Adquira sempre a compreensão por meio da realidade dos desejos e das necessidades do seu mercado, reunindo todas as informações que possam ser viáveis no seu caso.

Os dados vão ser uma das partes mais importantes para poder convencer as pessoas de que aquilo é a solução que elas procuram, ainda mais porque cada empresa é única e você precisa adaptar sua comunicação para seu público.

  1. Crie uma forte presença na Web

Para os empresários digitais, as plataformas da internet são fortes e cruciais para o sucesso de um empreendimento viável, já que a própria internet é a porta de entrada para muitas coisas, e as mídias são um dos maiores pontos de acesso que seu público terá.

Isso porque hoje em dia 88% das pessoas de 18 a 29 anos estão dentro das redes socais, assim aumentando o seu engajamento dentro delas, e criando um perfil condizente com o que sua empresa precisa dizer você pode conquistar as pessoas de uma forma mais assertiva.

Faça vídeos, gráficos, marque digitais influencers, compartilhe conteúdos de alta qualidade e toque nas emoções que o seu mercado pode oferecer, criando assim um conteúdo próprio e simbólico.

Acima de qualquer coisa, pense em publicar coisas que sejam relevantes para a sua marca ou projeto, sempre se adaptando ao seu público alvo.

empreendedorismo em meio à crise

  1. Saiba usar o boca-a-boca

Por fim, diversas estratégias de marketing são eficazes e estão à sua disposição, mas para poder ter sucesso dentro do empreendedorismo em meio à crise, o tradicional boca-a-boca é uma das mais poderosas sem dúvidas.

As estatísticas mostram que 82% das pessoas buscam recomendações de familiares ou amigos ao pensar em uma compra, e 67% delas são muito mais propensas a finalizar a compra se algum conhecido já compartilhou o conteúdo em suas redes sociais.

Isso significa que o maior contribuidor para uma boa margem de lucro em sua empresa será o boca-a-boca.

Essas dicas irão ajudar a vencer a crise por meio do empreendedorismo em meio à crise e as informações mostram que é possível ser sobreviver no mercado. Gostou desse conteúdo? Então fique ligado sobre como abrir o próprio negócio com pouco dinheiro.

Confira aqui outros artigos

Curta e compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *